PERGUNTAS FREQUENTES

Sobre a Tigela de Cristal

O que é a tigela de cristal?

A tigela de cristal é um instrumento musical e terapêutico que emite uma única nota ao girar um bastão friccionando em sua parede externa. Pode ser tocada também com badalos, como um sino. É feita do pó de cristal de quartzo natural de alta pureza, fundido em temperatura elevadíssima.

Para que serve a tigela de cristal?

As principais funções da tigela de cristal são: relaxar o corpo, acalmar as emoções intensas, clarear a mente e promover a conexão espiritual. Serve também para aumentar o fluxo criativo, intensificar a intuição, entre muitas outras coisas.

Quais são os tipos de tigelas de cristal?

As mais conhecidas e acessíveis são as foscas brancas. Existem também as foscas coloridas, as transparentes, as transparentes coloridas, as ultralight e as alquímicas.

A tigela de cristal emite uma nota musical?

Sim. Cada tigela tem uma e apenas uma nota musical, que independe de seu tamanho. Isso a faz um instrumento único, porque sustenta uma única nota enquanto é tocada.

Existem tigelas de cristal de vários tamanhos?

Sim. O tamanho de uma tigela de cristal é medido por seu diâmetro, e os principais tamanhos do mercado vão de 6″ (polegadas) até 14″. Existem também tigelas gigantes que podem chegar a 24″ de diâmetro.

A tigela de cristal é feita da pedra esculpida?

Não. A matéria prima da tigela de cristal é o pó do quartzo.

Precisa ser músico ou ter formação musical para tocar a tigela de cristal?

Não. Qualquer pessoa pode tocar, pois basta girar um bastão friccionando-o na parede externa da tigela. É um instrumento intuitivo.

A tigela de cristal é um instrumento frágil?

Sim. Deve ser tocado, manipulado e transportado com bastante cuidado. Quedas e objetos mais duros (como pontas de cristal por exemplo) podem quebrá-la.

Posso usar a tigela de cristal com outros instrumentos musicais?

Sim. A tigela de cristal é um instrumento versátil que pode ser combinado musicalmente com qualquer outro instrumento.

Sobre a Terapia do Som

O que é a terapia do som?

A terapia do som é uma modalidade de terapia que usa o som acústico ou eletrônico para produzir bem-estar e devolver o organismo para o seu estado de funcionamento ótimo, nos seus aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais.

Quais os benefícios da terapia do som?

Depende das técnicas e instrumentos utilizados, mas de forma geral podemos afirmar que os principais benefícios são: relaxamento físico profundo, suavização de emoções intensas, clareza mental e conexão espiritual.

A terapia do som pode ser utilizada como forma de auto conhecimento?

Com certeza. Na Som de Cristal nós costumamos dizer que essa é a principal função da terapia do som.

A terapia do som pode ser utilizada para cura de doenças?

Não. Mas ela pode ser extremamente útil como tratamento complementar, e costuma ajudar muito pacientes com doenças desafiadoras.

Qual a diferença entre a terapia do som e a musicoterapia?

A musicoterapia é uma disciplina criada após a década de 40 nos Estados Unidos e bem estabelecida como profissão ao redor do mundo. Existem vários métodos consagrados, e o ensino em forma de graduação já é comum nas faculdades. A terapia do som surgiu também nos Estados Unidos a partir da década de 70, através do uso de instrumentos acústicos como as tigelas de metal e do canto de mantras. Daí espalhou-se para um incontável número de instrumentos e formas de uso da voz. Os cursos oferecidos são livres e não existe formação acadêmica até o presente momento.

A terapia do som tem contra indicações?

Sim, mas muito poucas. Em alguns casos específicos, como uso de marca passo ou epilepsia. O terapeuta é responsável por avaliar cada paciente e definir se existe algum tipo de contra indicação.

A terapia do som é invasiva?

Não, as frequências sonoras impactam o corpo pelos ouvidos e através da pele.