Introdução as Tigelas de Cristal de Quartzo

Diz uma antiga lenda que os sacerdotes de Atlântida, uma civilização que surgiu por volta de 150 mil anos atrás, utilizavam os cristais de quartzo e o som como modalidade de cura. Assim como em Atlântida, praticamente todas as civilizações antigas utilizaram o som para curar seus doentes e cultuar seus deuses. Os mantras indianos, os sinos tibetanos, os didgeridoos dos aborígenes australianos, o canto gutural dos xamãs da Mongólia e as canções das diversas culturas indígenas são apenas uns poucos exemplos de muitos outros ao redor do mundo.

O cristal de quartzo é bastante conhecido por suas propriedades curativas desde a antiguidade. Hoje em dia, muitos terapeutas utilizam este tipo de cristal e pedras preciosas para absorver e purificar energias nocivas, uma das funções mais importantes destes poderosos seres do reino mineral, que além disso tem o poder de receber, armazenar, transformar e transmitir de volta energia. O cristal de quartzo tem como componente principal o silício, que é um elemento químico abundante na crosta terrestre e que também está presente em nosso corpo, como no sangue e nos ossos.

Com o surgimento dos microcomputadores na década de 70, teve início a utilização do cristal de quartzo como o elemento que “marca o tempo” para o funcionamento do chip, assim como a utilização do silício para a fabricação de chips que são o coração do microcomputador. Assim, o cristal de quartzo é onipresente em nosso mundo moderno: aparelho de som, televisão, celulares, vídeo games e todos os aparelhos eletrônicos que nos rodeiam possuem este componente vital para o seu funcionamento. Fácil perceber que sem ele toda esta revolução que vivemos hoje em nossa forma de se comunicar é graças a este maravilhoso ser do reino mineral e suas propriedades. Chegar a Internet e tudo o que ela nos proporciona hoje foi um passo essencial na evolução da humanidade neste momento histórico, grande parte devido ao quartzo.

É neste contexto, no início da década de 80, dentro dos laboratórios de pesquisa das grandes empresas do Vale do Silício, que surgem as Tigelas de Cristal de Quartzo (Crystal Singing Bowls), inicialmente servindo aos propósitos da indústria dos microcomputadores, para cultivar silício. Não se sabe exatamente como, alguém percebeu que este instrumento emitia um som interessante quando tocado. É aí que começa a utilização das Tigelas para a cura, ao mesmo tempo em que pioneiros no uso do som como modalidade de cura (Sound Healing) expandiam o seu trabalho nos EUA, como Jonathan Goldman e Steven Halpern.

Rapidamente começaram a ser utilizadas para propósitos terapêuticos, e desde então experimentam uma crescente aceitação por parte das pessoas que estão buscando mais saúde e qualidade de vida, pois suas frequências puras resultantes da vibração do quartzo produzem um efeito marcante em nossos diversos corpos (não somente no corpo físico). Trazem mais clareza para nossas vidas, aproximando-nos de nosso propósito na vida ou, quando já o encontramos, é uma grande ferramenta para expandi-lo em benefício de toda a humanidade.

São fabricadas a partir do pó do cristal de quartzo, que é fundido em temperaturas altíssimas, e quando o ponto de fusão é alcançado, um arco elétrico “gruda” as partículas, dando a forma final a Tigela. Muitas pessoas a conhecem com outros nomes, como Crystal Singing Bowls (inglês), Cuencos de Cuarzo (espanhol); Sinos, Taças ou Cumbucas de Cristal. Nós do SomCristal as batizamos como “Tigelas de Cristal de Quartzo”.

A Tigela de Cristal de Quartzo emite som de duas formas: ou batemos levemente com um bastão de camurça (ou silicone), ou o pressionamos contra a superfície da Tigela e em seguida giramos, produzindo um som tipo “espiral” que acalma, harmoniza e cura. Se você já viu e/ou tocou uma Tigela de Metal, conhecida como Sino Tibetano, pode ter uma ideia aproximada. Os tamanhos variam do menor disponível, que é 6” (polegadas) de diâmetro, até o máximo de 24”. Podem ser foscas brancas ou coloridas (sendo as brancas mais comuns), transparentes e alquímicas (onde o cristal de quartzo é misturado com outros elementos, como ouro, prata, platina, etc.). Existem ainda as Tigelas com haste (que nós chamamos de Taças de Cristal), de forma que possamos segurá-la com a mão enquanto tocamos.

Cada Tigela sai de fábrica com uma determinada nota musical. Nem todos os tamanhos possuem todas as notas, mas uma nota estará em pelo menos um tamanho. Quanto menor o tamanho, mais agudo é o som emitido por ela, e vice-versa. Para tocar a Tigela, não é necessário conhecimento musical. Basta apenas que a pessoa aprenda umas poucas técnicas simples que já consegue produzir som. O importante é saber que ela é, acima de tudo, um instrumento sagrado que deve ser tratado com reverência. Antes de começar a tocar, pedimos permissão para todos os seres ligados a esta egrégora, certos de que estarão conosco quando as tocamos.

Talvez a coisa mais importante a ter em mente quando tocamos as Tigelas de Cristal é a intenção correta. Vamos tocar para quê? Qual é o nosso propósito? Em linhas gerais, quanto mais específica a intenção, melhor. Também é importante que coloquemos a intenção como algo que já está ocorrendo no momento presente. Podemos inclusive escrevê-la no papel e colocar dentro da nossa Tigela, e enquanto tocamos permanecemos focados na intenção, sentindo como se ela já estivesse ocorrendo.

Também podemos associar as Tigelas de Cristal aos chakras, através das notas musicais. Existem vários sistemas que correlacionam as notas aos chakras. Nós trabalhamos com aquele que veio dos Vedas, a antiga escritura sagrada Hindu. A relação segue abaixo, complementada com as cores específicas de cada chakra:

CHAKRA NOTA COR
Básico C (Dó) Vermelho
Sacro D (Ré) Laranja
Plexo Solar E (Mi) Amarelo
Coração F (Fá) Verde
Garganta G (Sol) Turquesa
Terceiro Olho A (Lá) Azul-Escuro
Coronário B (Si) Violeta

Podemos imaginar que para trabalhar com o chakra cardíaco será necessário uma Tigela de Cristal nota FÁ. Sim, é verdade, mas com apenas uma Tigela podemos trabalhar com todos os chakras. Para isso, basta que foquemos nossa intenção. Isto é o mais importante. Devemos sempre lembrar que as Tigelas expandem as nossas intenções, e o que é mais importante é o nosso grau de consciência ao tocarmos.

E como podemos escolher qual é a Tigela mais indicada para o nosso momento de vida? Bem, em primeiro lugar, é importante saber que quando adquirimos um instrumento desses, estamos convidando a entrar na nossa vida um ser, que possui uma consciência e que vibra em uma frequência muito elevada. Sendo assim, ela terá um papel importante no nosso processo de auto conhecimento e despertar espiritual. Muitas coisas podem mudar em nossas vidas se as recebemos como elas merecem.

Para saber qual é a Tigela de Cristal mais indicada para você, experimente-as antes. Toque-as, sentindo o seu som. Peça ao vendedor as Tigelas disponíveis, toque-as como seu coração aberto e pedindo para que você seja escolhido por ela. Se você não puder estar fisicamente na loja ou show room, peça para o vendedor tocar os vários modelos pelo telefone. Este serviço é normalmente oferecido pelas lojas.

Não descuide do transporte. Sempre carregue-a dentro de sacolas protegidas (cases), especialmente desenvolvidos para este fim. Normalmente os vendedores de Tigelas de Cristal possuem os cases, que são opcionais. Se for despachar em uma eventual viagem de avião, proteja-a muito bem com uma caixa de preferência de isopor, com plástico bolha em volta dela. Tome todas as precauções possíveis. Acima de tudo, peça proteção energética quando transportá-la.

As Tigelas de Cristal de Quartzo possuem múltiplos usos: harmonização de ambientes, meditação (sozinho ou em grupo), cerimônias, instrumento musical em concertos, entre muitos outros. E talvez um dos usos mais interessantes seja como uma ferramenta voltada para a cura pelo som. Terapeutas vibracionais do mundo todo têm escolhido as Tigelas ou como ferramenta principal de trabalho, ou como um importante complemento dentro do trabalho que desenvolvem com outras técnicas.

O som está se transformando rapidamente em uma importante especialidade dentro das terapias naturais não invasivas. E será cada vez mais, a partir de agora. Quando o som se une ao Quartzo, como no caso das Tigelas de Cristal, algo maior se descortina para nós: os portais da cura pelo som e da cura pelos cristais de quartzo. Assim como na lenda da antiga Atlântida, onde se utilizava este tipo de medicina, estamos vivendo neste exato momento no planeta o redespertar do potencial curativo do som e dos cristais. Cabe a nós a sabedoria de poder utilizá-lo com respeito e reverência. Os resultados são certos!

O SomCristal está à sua disposição para lhe ajudar na escolha da Tigela de Cristal de Quartzo que melhor se adapta ao seu momento de vida.

Luiz Pontes

Permitida a reprodução deste artigo, desde que citada a fonte.

Comentários

  1. Jacqueline Gimenes disse:

    Adorei as informações e gostaria de acompanhar os estudos.

    Obrigada, Jacqueline Gimenes.

  2. Márcia disse:

    Alguém pode me ajudar , me informando onde em são Paulo acho tigelas de quartzo para comprar.
    Paz e Luz.

    Grata e no aguardo da ajuda,

    Márcia Gonçalves

  3. [...] mais sobre as Tigelas de Cristal de Quartzo neste artigo em nosso [...]

  4. Solange disse:

    Alguém pode me ajudar, me informando onde em são Paulo acho tigelas de quartzo para comprar e, se possível, o preço?
    Paz e Luz.

    Grata e no aguardo da ajuda,

    Solange

  5. Alguém pode me ajudar, me informando onde em são Paulo acho tigelas de quartzo para comprar e, se possível, o preço? Amynthas Coura

    1. admin disse:

      Olá Amynthas, Boa Noite

      Nós mesmos do SomCristal comercializamos as Tigelas. Peço que envie por favor um email para luizpontes@somdecristal.com.br para que eu lhe mande as informações.

      Abraços

      Luiz Pontes

  6. Regina Arenas disse:

    Gostei muito da explanação sobre o som dos cristais. Acredito mesmo que devamos pedir licença à egregora que os assiste bem como aos elementais do som. Muito grata pela transmissão do conhecimento de forma tão exclarecedora

© Copyright 2006|2014 - Som de Cristal - Atualizado por Em² Hipermídia